Projeto com foco no autocuidado será desenvolvido no CIAM de Juazeiro

(Foto: Ascom PMJ)

Durante o mês de março, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) será palco,do projeto ‘Corpo, Ervas e Autocuidado’, idealizado pelas artistas Violeta Pavão e Flávia Gilly. O lançamento do projeto aconteceu na última terça-feira (25), na sede do CIAM, durante a primeira reunião do ano com as assistidas. A atividade contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama.

O objetivo do projeto, premiado pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) é utilizar exercícios corporais e a propriedade de ervas medicinais para fortalecer criações artísticas e autonomia das mulheres atendidas. De acordo com a Violeta Pavão, o projeto foi pensado para mulheres e população LGBTQIA+, historicamente vulneráveis. “Passava muito pela nossa cabeça utilizar os espaços já existentes, como o caso do CIAM, e fortalecê-los. A própria comunidade acadêmica não conhece o CIAM e por isso a importância desse momento”, afirmou.

Para ela, foi essencial esse primeiro contato para apresentação do projeto. “Nessa primeira ocasião foi possível nos conhecermos e nos conectarmos com estas mulheres e assim fazê-las entender o funcionamento do projeto. Foi fundamental também para reforçar a importância de elas estarem aqui, de se cuidarem e terem esse espaço de acolhimento e cuidado”, completou.

A secretária Cida Gama destacou a realização de mais um importante projeto no CIAM. “Pensamos sempre na melhor equipe, nos melhores profissionais e em trazer para o equipamento ações que realmente venham a impactar de forma positiva na vida das mulheres que por aqui passarem. É importante lembrar que o CIAM está sempre à disposição para que todas se sintam amadas e seguras”, afirmou.

Durante a apresentação do projeto, foram feitas atividades dinâmicas com as mulheres assistidas e equipe do CIAM. A dona de casa Valdineia Carvalho aprovou a iniciativa. “Gostei muito, foi um momento de relaxamento que no dia a dia normalmente não temos. Aproveitei e com certeza vou participar das demais aulas”, disse.

Para Rosângela Damasceno que frequenta o CIAM há quase um ano foi uma experiência única. “Foi maravilhoso, gostei muito da ideia e quero participar nas próximas vezes”, comentou. No mês de março serão realizados encontros semanais, sempre às terças-feiras a partir de 13h no auditório do CIAM.

Deixe uma resposta