Projeto da Facape e Apex impulsionam mercado exportador no Vale do São Francisco

20 empresas são atendidas pelo Núcleo Operacional do projeto e estima-se que esse número possa dobrar após a formalização do comitê./ Foto: Ascom

20 empresas são atendidas pelo Núcleo Operacional do projeto e estima-se que esse número possa dobrar após a formalização do comitê./ Foto: Ascom

Representantes de empresas e entidades do Vale do São Francisco com potencial exportador estiveram reunidos na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) para a formalização do comitê consultivo do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) – fruto de um convênio entre a faculdade e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex/Brasil).

A proposta do comitê consultivo é auxiliar nas demandas do Núcleo Operacional PEIEX do Vale do São Francisco. O grupo é formado pelo coordenador do projeto e diretor acadêmico da Facape, Antonio Habib; e representantes de entidades públicas e privadas, como Senai, Fiepe, Sebrae, Banco do Nordeste, Agência Municipal do Empreendedor, Valexport, Vinhovasf e Distrito Industrial Nilo Coelho.

Na solenidade para formalização do comitê, estiveram presentes Antonio Habib; o presidente da Facape, Rinaldo Remígio; o representante da Apex/Brasil, Ulisses Medeiros; o professor da autarquia e supervisor do projeto, Raimundo Lima Filho; a gerente de Comércio Exterior da ADdiper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), Ivone Malaquias; o coordenador do curso de Comércio Exterior da Facape, Antônio Cláudio; além de representantes das entidades e empresários envolvidos.

Segundo Raimundo, 20 empresas são atendidas pelo Núcleo Operacional do projeto e estima-se que esse número possa dobrar após a formalização do comitê. Atualmente, os empreendedores participantes estão na fase de diagnóstico.

“Nós aplicamos a metodologia PEIEX iniciando com uma fase de diagnóstico, em que são analisados vários aspectos da empresa; como vendas, logística, marketing, financeiro, entre outros. Quando necessário, sugerimos melhorias para que essas empresas alcancem a sustentabilidade necessária para a exportação”, explicou o supervisor.

PEIEX

A proposta do PEIEX é incrementar a produtividade e promover a cultura exportadora de empresas da região por meio do acompanhamento de uma equipe técnica formada pela Facape. Empresários do Vale do São Francisco que tenham interesse em participar podem entrar em contato pelo telefone (87) 3866-3209 ou e-mail [email protected]

Com informações de Ascom

Deixe uma resposta