Projeto do curso de Jornalismo da UNEB combate disseminação de fake news durante pandemia do coronavírus

Da academia para as ondas dos rádios

Desde o início da pandemia do novo coronavírus muitas fake news começaram a ser veiculadas a respeito da doença. Buscando esclarecer dúvidas sobre transmissão e sintomas da covid-19, dois estudantes de Jornalismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, estão a frente do “Tome Tento Coronavírus”, projeto de extensão criado especialmente para esse momento de pandemia.

À frente da iniciativa estão Jayanne Rodrigues e Pedro Miranda, alunos do 7º período, sob a supervisão da professora Teresa Leonel, coordenadora do projeto. O formato escolhido por eles foi o “spot”, com áudios curtos e informativos.

O conteúdo é veiculado em rádios comunitárias e comerciais de Juazeiro, Curaçá e Senhor do Bonfim (BA), além de Tauá (CE). O público com acesso a internet também pode acompanhar os informativos através do YouTube ou Spotify.

Relevância do projeto

“A produção do material também se torna de extrema relevância social em função da narrativa informativa com linguagem do cotidiano e de fácil compreensão por qualquer ouvinte, leitor e não ouvinte. O trabalho tem o objetivo de conscientizar a população de alguns municípios e interiores do Semiárido nordestino, nos estados da Bahia, Ceará e Piauí sobre os riscos do vírus”, pontua Jayanne aluna bolsista do projeto.

Combate a fake news

Para a professora Teresa Leonel, o trabalho tem dois objetivos: levar informação a quem precisa e combater as fake news. “O projeto veio para suprir uma lacuna que é a informação do ponto de vista didático e educativo para a população de locais mais distantes, da área rural, para comunidades na periferia. O áudio é mais prático para eles compreenderem as informações de combate ao coronavírus. Outro objetivo é fomentar um jornalismo educativo que possa combater as fake news“, destaca.

Deixe um comentário