Projeto do IPA contempla mulheres da zona rural de Petrolina

(Foto: IPA/Reprodução)

Um projeto desenvolvido no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) está contemplando agricultoras familiares na zona rural de Petrolina. A iniciativa em questão busca aproveitar o fruto do umbuzeiro e é resultado de uma ação desenvolvida pelo extensionista rural Paulo Nogueira Filho.

As mulheres contempladas integram a Associação das Mulheres Agricultoras Familiares da região da Baixa do Tatu. Para o criador do projeto, o aproveitamento do umbuzeiro é uma excelente forma de fornecer renda aos produtores do semiárido.

O foco é aproveitar ao máximo o umbu. Para isso acontecer, Paulo Filho desenvolveu uma tática a fim de conservar por mais tempo possível a polpa do umbu. Vale destacar que o projeto foi contemplado pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper).

“Processar polpa de umbu é uma atividade da fruticultura de sequeiro, com grande potencial econômico e social, além de conservacionista das práticas agroecológicas para a preservação dessa árvore, símbolo do Nordeste Brasileiro, mas que infelizmente está em vias de extinção pela predação pelos caprinos e ovinos das mudas naturais”, destaca o IPA.

Deixe uma resposta