Projeto do vereador Alex de Jesus pretende instituir o Programa de Saúde Bucal nas escolas da rede municipal de Petrolina

Vereador Alex de Jesus – PRB. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Um projeto do vereador Alex de Jesus (PRB), aprovado por unanimidade na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (24), pretende criar o Programa de Saúde Bucal da rede municipal de ensino da cidade de Petrolina (PE).

De acordo com o Projeto 054/2018, a prefeitura, junto à Secretaria de Educação e à Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a iniciativa privada e outros órgãos da sociedade civil organizada, passará a fornecer uma avaliação semestral da saúde bucal dos alunos das escolas municipais e creches da cidade do Petrolina.

Essa avaliação se dará por meio de exames odontológicos, feitos por profissionais da área de odontologia, cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde e será realizada, preferencialmente, nas próprias instituições de ensino que disponham de instalações adequadas ou, se necessário, através de unidades móveis de atendimento.

Somente serão dispensados dos exames os alunos cujos responsáveis comprovem a realização dos mesmos, em prazo inferior a 06 meses de sua exigência.

O projeto também prever que, às escolas municipais e às creches, através de seus gestores, professores, estagiários ou funcionários, terão a obrigação de fazer com que todos os seus alunos realizem a sua escovação dentária diária, após o horário de merenda.

“Queremos mostrar para as crianças e os adolescentes a importância da pessoa cuidar dos dentes, porque quando a gente cuida dos dentes a gente cuida da nossa saúde. E como eles passam boa parte do dia na escola, então queremos que as instituições de ensino também se responsabilizem por essa tarefa, porque isso também faz parte da educação”, justificou o vereador Alex de Jesus.

Deixe uma resposta