Projeto Mandacaru passa a ser distrito de Juazeiro

distrito de mandacaru

O prefeito de Juazeiro, Isaac carvalho, promulgou na noite desta terça-feira (08) o projeto-lei 3218/2016, que determina o antigo projeto Mandacaru em Distrito de Mandacaru. O ato contou com a presença de secretários municipais, moradores da comunidade e do vereador Anderson da iluminação, autor do projeto. O município agora passa a ter 9 Distritos administrativos.

Após a realização de um plebiscito, onde perguntava se a comunidade queria ou não tornar o projeto Mandacaru em distrito, o material seguiu para votação em plenário na Câmara de Vereadores. Aprovada, foi encaminhada ao prefeito para sanção. Isaac Carvalho é “natural” do Mandacaru. Chegou, junto com os seus pais e mais 35 famílias, com um pouco mais de um ano de idade, vindos de cidades de Estados do Nordeste, num espécie de reforma agrária,  para ocupar aquela área. Como Relembra o agricultor Nilton Alves. “Aqui chegamos, 36 homens leigos, semi-analfabetos, para explorar o solo do mandacaru, e hoje você vê quantas pessoas formadas de nível superior temos. Nós temos até prefeito de Juazeiro”, disse sorridente o agricultor Nilton Alves.

O presidente da Associação dos Moradores, Cleberlito dos Santos Martins ressalta o dia histórico. No mesmo Dia que representa a luta das mulheres por igualdade, respeito será marcado como data especial para o Mandacaru. “É a consolidação de um trabalho que há muito tempo a comunidade vem lutando, ser elevado à categoria de distrito. Mandacaru desde quando iniciou já é histórico. É o primeiro distrito de irrigação, eleva o nome da cidade na produção de frutas e legumes, tem papel fundamental na economia do município e hoje ter o prefeito. É sinal que aquela semente plantada em 1973 deu frutos. E o importante não é somente dizer que o prefeito é de lá, mas saber de onde ele é, e de que faz questão de preservar as suas origens, e em seu mandato sanciona a Lei que nos coloca como Distrito. Então é uma satisfação muito grande”, declara emocionado o presidente.

Pouco antes da assinatura em que eleva a localidade a distrito, o prefeito Isaac apresentou aos comunitários um projeto de requalificação urbana. Em seguida, consumou o ato, assinando o Projeto-Lei e esclareceu alguns pontos. “Tornar Distrito, além de definir melhor questões territoriais, implica em melhor direcionamento de políticas públicas além da possibilidade de se obter serviços de cartórios, bancos, e uma série de outros benefícios. Para mim, é uma grande satisfação poder chancelar o que a comunidade pediu. Uma luta de anos agora é consumada. Podemos dizer que somos do Distrito de Mandacaru. E também teremos um time no Campeonato Distrital”, disse um descontraído Isaac Carvalho.

O vereador proponente do Projeto-Lei, Anderson da Iluminação, também tem suas origens no recém criado Distrito de Juazeiro. Agradeceu ao prefeito pela confiança e disponibilidade em colaboraram não somente com o lugar de onde veio, mas de toda Juazeiro. “Agradeço a todos os vereadores que participaram, bem como à comunidade que se uniu para que isso acontecesse. Vamos em frente que muitas coisas boas ainda estão por acontecer”, finaliza o parlamentar.

Deixe uma resposta