PT tenta “costurar” candidatura de Lula ao Senado pela Bahia em 2022

A notícia foi dada por um site de Salvador nesta quarta-feira (23). O senador Jaques Wagner, do PT, teria confirmado a ideia em conversas de bastidores com aliados e até mesmo com partidos da base do atual prefeito da capital baiana, ACM Neto, do DEM.

Na avaliação dos petistas, Wagner sairia como candidato ao governo do estado e Lula buscaria uma cadeira no Senado, mesmo podendo perder o apoio de partidos como o PP e PSD, que hoje lutam para ter a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia.

Para o PT, com Lula na disputa, a chapa teria chance quase zero de ser batida e marcaria o compromisso do líder maior do partido em manter a Bahia como um dos últimos redutos da sigla no Brasil. Todo esse movimento é baseado na mudança residencial de Lula para Lauro de Freitas e posteriormente sua transferência de domicílio eleitoral.

E o plano vai além. O PT conta com uma articulação do chamado Centrão na Câmara dos Deputados, com a aprovação de Jair Bolsonaro, para derrubar a Lei da Ficha Lima, movimento já iniciado no Supremo Tribunal Federal por meio de um voto do ministro novato Kássio Nunes, indicado pelo presidente da República.

Assim, Luiz Inácio da Silva superaria a inelegibilidade e poderia concorrer as eleições sem enfrentar embate com a Justiça.

Deixe um comentário