Racismo e políticas públicas para população negra são lembrados em sessão solene na Casa Plínio Amorim

Sessão reúne estudantes e representantes de entidades (Foto: Blog Waldiney Passos)

No dia destinado ao combate a discriminação racial, a Câmara de Petrolina realiza nessa quinta-feira (21) uma sessão solene. Representantes de entidades ligadas a religiões de matriz africana, instituições de ensino, líderes comunitários, secretários municipais e os edis foram convidados ao debate.

Autor do Requerimento nº 055/2019, Gilmar Santos comentou a importância dessa discussão, já que o combate ao racismo é uma luta antiga. “[A sessão] é uma referência ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial, que tem referência histórica aos manifestantes de Joanesburgo que foram manifestar contra a Lei do Passe e lamentavelmente o governo racista do Apartheid colocou a polícia para massacrar esses manifestantes. Esse fato é atualizado no sentido da gente chamar atenção para as desigualdades pela qual passam os negros e lembrar os heróis que colocaram suas vidas a serviço da superação dessas desigualdades”, afirmou o edil.

Políticas públicas

A Rede de Mulheres Negras de Petrolina foi uma das instituições convidadas e segundo sua representante, Viviane Costa classificou como relevante a discussão, já que as políticas públicas são escassas. “O racismo é existente no país e também em Petrolina, a Rede vem propor as demandas da população negra para esse debate. Infelizmente as políticas públicas para a população negra é quase existente em Petrolina”, disse ao Blog.

Deixe uma resposta