Resultado das eleições para conselheiros tutelares de Petrolina deve ser divulgado até sexta-feira

(Foto: Ilustração)

A eleição para conselheiros tutelares ocorreu em todo o Brasil, no último domingo (6). Em Petrolina (PE), são disputadas dez vagas para o cargo no Conselho Tutelar, órgão público autônomo e permanente, presente nos municípios como ferramenta principal de proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes.

Diferentemente da maioria dos municípios da região, Petrolina ainda não tem o resultado das eleições. De acordo com a Comissão Eleitoral, o resultado ainda está sendo contabilizado e deve ser divulgado até sexta-feira (11).

“Esta eleição foi nos moldes antigos, com urna de lona e cédula de papel. A contagem começou na manhã de hoje[7], no Fórum, e provavelmente até sexta-feira[11], a gente pode estar ou não encerrando a apuração. Estamos aqui todos os dias, estamos virando a noite”, afirma Carlos Eduardo, membro da Comissão Eleitoral.

Sobre as críticas à organização do pleito, bem como informações disseminadas acusando a gestão municipal por eventuais problemas ocorridos durante a votação, a Comissão Eleitoral afirma que a prefeitura não é responsável pela coordenação da eleição para o cargo de conselheiros tutelares.

“A eleição é coordenada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que é formado por membros da sociedade civil, organizações não governamentais e da administração pública, em parceria com o Ministério Público. O município entrou com apoio na logística e infraestrutura, reforço que o município não tem nenhuma participação na organização da eleição para o cargo de Conselheiro Tutelar, apenas apoio”, finaliza.

Deixe uma resposta