Retrospectiva 2018: Dom Francisco Canindé Palhano é o novo bispo da Diocese de Petrolina

Matéria publicada em 3 de janeiro de 2018

Dom Francisco Canindé Palhano, bispo da Diocese de Senhor do Bonfim na Bahia, nomeado bispo da Diocese de PetrolinaConforme anunciamos ontem (02) em primeira mão, foi anunciado nesta manhã o nome do 8º bispo da Diocese de Petrolina, trata-se de Dom Francisco Canindé Palhano, bispo da Diocese de Senhor do Bonfim na Bahia. O anúncio foi feito pelo atual administrador da Diocese Padre Malam

Biografia

Dom Francisco Canindé Palhano nasceu em 1º de fevereiro de 1949, na cidade de São José de Mipibu/RN, filho do Senhor José Palhano Torres e Senhora Ana Maria Torres Palhano.

Ingressou no Seminário de São Pedro, em Natal, em 1960. De 1967 a 1970, Cursou Letras na UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Central Ipiranga – São Paulo; Ordenação Diaconal no dia 6 de janeiro de 1974 na Matriz de Sant’Ana e São Joaquim na sua cidade natal, pela Imposição das mãos de Dom Antônio Soares Costa – Bispo Auxiliar de Natal/RN.

Foi ordenado como sacerdote em 2 de fevereiro de 1975, também na Matriz de Santana em São José de Mipibu – RN, pela imposição das mãos de Dom Nivaldo Monte, Arcebispo Metropolitano de Natal. Celebrou a 1ª Missa no dia 20 de fevereiro de 1975, em São José de Mipibu/RN, na Igreja Matriz. Tornou-se Mestre em Teologia Moral, na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma (1985-1987).

Recebeu o título de Monsenhor em 29 de novembro de 1991 e foi eleito Bispo para a Diocese de Bonfim/BA pelo Papa Bento XVI em 26 de julho de 2006. Início Solene do Ministério Episcopal na Diocese de Bonfim – BA, em  26 de novembro de 2006.

Ao mesmo temo em que padre Malan anunciava o nome do escolhido para a Diocese de Petrolina, Dom Francisco Canindé comunicava em Senhor do Bonfim sua saída daquela Diocese.

Deixe um comentário