Rompimento em área de barragem de rejeito de mineração em Jacobina assusta moradores

Foto feita por um morador.

O rompimento que aconteceu nesta quarta-feira (2) em um área interna da segunda barragem de rejeito da mineradora Yamana Gold, em Jacobina, na Bahia, atingiu veículos e deixou moradores da cidade assustados. Uma foto feita por um morador alguns instantes após o incidente, é possível ver a grande área que desabou na parte de trás da barragem, ao lado da pista de acesso à mineradora.

De acordo com ambientalista Almacks Luiz, que conversou com o blog Jacobina Notícias, aparentemente o rompimento não compromete a estrutura da barragem, mas destacou que apenas uma análise técnica pode precisar quais os impactos do incidente. “O rompimento aconteceu na área que se chama de poupa ou praia. Aparentemente, não é algo que venha a comprometer a segurança da barragem, pois parece não ter afetado o talude, popularmente chamado de paredão, mas é preciso uma análise”, disse Almacks.

O rompimento, conforme informações preliminares, pelos menos uma caminhonete Hilux foi coberta pela lama do rejeito de minério.

Em nota, a Jacobina Mineração e Comércio (JMC), subsidiária da Yamana Gold, negou ter havido um rompimento e disse ser um “deslizamento de material na área de estoque da barragem”.

Segue íntegra da Nota.

“A Jacobina Mineração informa que hoje, por volta das 14h, foi registrado um deslizamento de material na área de estoque da barragem de rejeitos da empresa. Essa área é um local de apoio onde fica armazenado o material sólido inerte que é utilizado durante as obras de alteamento da barragem.

O material escorreu da pilha de estoque, empurrando uma caminhonete que estava estacionada no local. Não havia pessoas na caminhonete e o demais equipamentos continuaram em operação.

Importante reforçar que essa pilha de estoque não tem nenhuma influência na estrutura de segurança da barragem de rejeitos. A barragem na JMC continua segura e operando normalmente. Não houve dano ambiental.”

Deixe um comentário