Saiba como ser uma doadora de leite materno do Biama, em Petrolina

O leite materno é o único alimento que o bebê precisa até os 6 meses de vida.

Além de simples e fácil, a doação de leite materno tem salvado vidas em Petrolina. Um pequeno pote de leite doado ao Banco de Leite Materno do Hospital Dom Malan/IMIP (Biama) é suficiente para até 10 recém-nascidos por dia.

Para ser uma doadora, basta entrar em contato com o Biama e preencher alguns requisitos. Caso a puérpera esteja com o cartão da gestante e os exames em dia, melhor ainda para realizar a doação.

“O Biama irá fazer a avaliação do perfil da doadora, se ela obedece aos critérios de seleção, assim como poderá fazer a coleta de sangue para exames e orientações. Então, não há empecilhos”, garante a enfermeira gerente do Biama, Kaliane Medeiros.

O leite doado ao Biama é direcionado às crianças prematuras e de baixo peso, que estão internadas nas unidades neonatais do serviço e que não podem ser amamentadas diretamente no seio das suas mães.

Não podem doar

Ficam fora da lista de possíveis doadoras apenas mulheres que fazem consumo de álcool e drogas, que fumam mais de 10 cigarros por dia, que bebem mais de sete xícaras de café diariamente, que realizaram transfusão de sangue há menos de cinco anos e que fazem uso de medicações incompatíveis com a amamentação.

Benefícios do Leite Materno

O leite materno alimenta o bebê com todos os nutrientes que ele precisa para crescer saudável e ainda traz consigo benefícios importantes que garantem a saúde, fortalecem o seu sistema imunológico, e favorecem o crescimento e desenvolvimento, pois é rico em proteínas e nutrientes feitos especialmente para cada fase da vida do recém-nascido.

Ele é o único alimento que o bebê precisa até os 6 meses de vida, não sendo necessário complementar sua alimentação com nenhum outro alimento, nem líquidos, nem mesmo água.

“O leite materno alimenta, facilita a digestão, reduz as cólicas, evita a diarreia, previne doenças, desenvolve o sistema nervoso, previne obesidade, alergias e até o câncer, blinda o coração e afasta infecções. É o alimento mais completo e perfeito do mundo”, afirma a coordenadora médica do Biama, Flávia Guimarães.

Funcionamento do Biama

O Biama funciona 24h, internamente, e todos os dias das 7h às 18h, externamente, inclusive finais de sema e feriados. As coletas externas são realizadas às terças e sextas-feiras. Mais informações através do telefone (87) 3202-7002.

Deixe uma resposta