Salgueiro recebe Selo Unicef pela quarta vez

O prefeito Marcones Libório de Sá receberá o certificado, correspondente à edição 2013-2016, no próximo dia 12/12 (foto: ascom)

O prefeito Marcones Libório de Sá receberá o certificado, correspondente à edição 2013-2016, no próximo dia 12/12 (foto: ascom)

Pela 4ª vez, Salgueiro recebeu o Selo Unicef – Município Aprovado, uma certificação internacional conferida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef que reconhece municípios que avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e da adolescência.

Entre muitos outros critérios, o Unicef avaliou e acompanhou de perto, através de mediadores treinados e elaboração de diagnósticos técnicos, indicadores como quantidade de crianças menores de 2 anos bem nutridas e de crianças e adolescentes, dos 4 aos 17 anos, que estão nas escolas, estudando. Além disso, foram consideradas as ações que as protegem da violência e de qualquer tipo de exploração.

O prefeito Marcones Libório de Sá receberá o certificado, correspondente à edição 2013-2016, no próximo dia 12/12, em solenidade no Teatro Santa Isabel, em Recife, onde deverão estar presentes, ainda, a articuladora do Selo Unicef, Márcia Barros, a presidente do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente de Salgueiro, Hildete Marins, e adolescentes representantes do Núcleo da Criança e do Adolescente – Nuca.

Sobre a repercussão da premiação, Libório explica que a motivação para aderir à iniciativa e atender a todas as exigências do Selo é garantir a melhoria de vida do cidadão e da cidadã salgueirense e, a cada nova edição, superar os próprios indicativos. “Não é uma disputa de governo contra governo ou entre prefeituras. O desafio é consigo próprio. Foi um grande desafio superar os indicadores do governo Creuza Pereira e a gente deixa um grande legado que a próxima gestão tem o dever de continuar superando”.

Para o prefeito, o município tem uma caminhada histórica na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes desde d. Creuza, com o Programa Prefeito Amigo da Criança e o recebimento, em duas edições consecutivas, do Selo Unicef/Município Aprovado. Na gestão de Marcones, foram mais duas certificações consecutivas. “Ficamos felizes de sairmos da gestão com a constatação de que cumprimos o que nos propusemos realizar e com o sentimento de que administramos com responsabilidade as políticas públicas voltadas para o coletivo, essencialmente, na busca pelos direitos dos cidadãos. Você só transforma a sociedade se as políticas públicas vierem da base. Se são negadas na origem, não se chega bem ao final”, defende.

Ele, ainda acrescenta: “O reconhecimento é muito gratificante. É uma instituição internacional isenta de quaisquer interesses partidários e focada no julgamento de indicadores”.

Com informações de Ascom

Deixe uma resposta