Salgueiro vai realizar eleição para o Conselho Municipal de Saúde

conselho de saúde de salgueiro

Encontra-se aberto edital para a eleição de representantes dos segmentos usuários, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviços de saúde, conveniados privados ou sem fins lucrativos para participarem da plenária do processo eleitoral da composição do Conselho Municipal de Saúde de Salgueiro, sertão central.

No total são 16 conselheiros, sendo 8 usuários, 4 trabalhadores e 4 gestores. As inscrições das entidades representativas vão até  o próximo dia 06 de junho. Para se inscrever é preciso apresentar cópias registradas em cartório dos seguintes documentos: ata de fundação da entidade ou movimento social, estatuto da entidade ou movimento social, cartão de CNPJ do órgão ou entidade, ata de eleição ou escolha do atual representante legal do órgão ou entidade, cédula de identidade do representante legal do órgão ou entidade, comprovante de atuação de, no mínimo, 2 (dois) anos e  cópia de comprovante de residência.

“Essa eleição reforça a importância da participação popular nas decisões com acompanhamento dos serviços, levantamento de necessidades de saúde pela população, avaliação e monitoramento dos gastos em saúde do município, e definição de políticas públicas de saúde do município”, explica o secretário de Saúde de Salgueiro, Emanoel Leite.

A plenária geral vai ser no dia 17 de Junho, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O Conselho de Saúde é um órgão colegiado, deliberativo e permanente do SUS. Ele integra a estrutura básica da esfera municipal, com composição, organização e competências fixadas na Lei n°8.142/90, no intuito de mobilizar e articular a sociedade, na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o SUS, para o controle social de saúde, além de atuar na formulação e no controle da execução da política de saúde, incluindo os seus aspectos econômicos e financeiros, e propor estratégias para a sua aplicação aos setores público e privado.

Com informações do Portal da Prefeitura de Salgueiro

Deixe uma resposta