Saúde da População Negra será discutida na UNEB de Senhor do Bonfim

A discursão será realizada durante o II Simpósio de Saúde da População Negra que está sendo realizado pelo o Departamento de Educação do Campus VII da UNEB, através do Laboratório de História e Cultura Afro-Brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues (LahAfro), em Senhor do Bonfim (BA), a 120 km de Petrolina (PE).

O evento será realizado por mediação tecnológica com transmissão on-line através do canal LahAfro UNEB no YouTube, entre os dias 22 e 23 deste mês, das 19h às 21h. Para se inscrever, os interessados devem acessar o link http://www.sge.uneb.br/inicio/detalhe/2726. Ao final do evento haverá emissão de certificado.

O evento é voltado aos professores e alunos do curso de Enfermagem e de outros cursos da área de saúde, comunidade acadêmica, e população de modo geral.

O Simpósio visa discutir sobre a Saúde da População Negra considerando seus aspectos históricos e culturais. Para isso, aborda no dia 22, às 19h, a temática “Saúde da população negra e Covid-19” e no dia 23, também às 19h, traz o tema “Saberes e práticas tradicionais em saúde da população negra”.

Para a coordenação do evento o Simpósio é importante, pois o reconhecimento histórico-cultural, artístico, técnico, religioso e científico diante das singularidades étnico-raciais no cuidado à saúde contribuem para o enfrentamento de racismos, etnocentrismos, estereótipos e preconceitos.

“Com este Simpósio esperamos possibilitar um sistema livre de iniquidades, além de propor a inclusão de práticas de saúde afro-brasileiras, que respeitem as singularidades e os saberes tradicionais”, afirma uma das coordenadoras do LahAfro, Eliana do Sacramento.

Deixe um comentário