Sebrae e parceiros capacitam produtores rurais durante Fenagri

(Foto: ASCOM)

Cerca de 500 produtores rurais, profissionais e estudantes ligados à agricultura devem participar, por dia, de minicursos e seminários ofertados durante a maior feira de fruticultura irrigada da América Latina, a Fenagri. A 27ª edição do evento começou na última quarta-feira (11), e segue até sábado (14), na área de exposições do Juá Garden Shopping, em Juazeiro, com foco em negócios, transferência de tecnologias, divulgação de potencialidades do Vale do São Francisco e acesso ao conhecimento.

As capacitações técnicas da Fenagri começaram nesta quinta-feira (12), e estão sendo coordenadas pelo Sebrae, Centro de Excelência em Fruticultura, Embrapa, Codevasf, Senar, CNA e Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro e Petrolina durante dois dias. Os Minicursos serão realizados no Centro de Excelência em Fruticultura e na Universidade do Estado da Bahia e ministrados por profissionais especializados, que vão abordar temas atuais focados nas culturas de manga, uva, coco, melão, melancia, além de tratar de problemas como moscas das frutas.

O gestor do projeto de fruticultura do Sebrae em Juazeiro, Carlos Robério Araújo, ressalta a importância da Fenagri para divulgar o potencial da região, movimentar a economia com a realização de grandes negócios, mas também em abrir espaço para o acesso ao conhecimento e a troca de informações entre especialistas e participantes do evento.

“Um conjunto de instituições pensou temas que oportunizem aos produtores rurais aprender sobre culturas que lidam no dia a dia e possam auxiliá-los a sanar dificuldades que enfrentam dentro das propriedades rurais. As 22 oficinas são dinâmicas, rápidas e vão ajudar o homem do campo a aprofundar conhecimentos e aumentar sua competitividade no mercado”, disse Robério.

Os produtores rurais atendidos pelo projeto Crescer no Campo, do Sebrae, também participam da programação do evento. Os produtores de coco, banana e manga estão participando de capacitações específicas dessas culturas, que estão abordando novos cultivos, manejo de nutrientes, agregação de valor com sustentabilidade, monitoramento de pragas, entre outras. As inscrições são gratuitas para todos os minicursos e ainda podem ser feitas pelo site www.fenagri.com.br.

Realizada pela Prefeitura de Juazeiro e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ, a Fenagri 2018 também abre espaço para mostrar as experiências da economia solidária, vitivinicultura, agroindústria, agricultura familiar, caprinovinocultura, piscicultura, apicultura, pesquisas e as novas possibilidades do agronegócio. Toda população tem acesso livre a área de exposição da feira, das 17h às 22h.

Deixe um comentário