Secretária de Desenvolvimento Econômico visita distritos de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho visitou na última sexta-feira (20), a comunidade de Cacimba do Silva, distrito de Itamotinga, para conhecer as demandas e anseios dos moradores locais. Reunidos na Associação dos Pequenos Produtores Rurais das Fazendas Integradas de Cacimba do Silva e Sertãozinho, os associados ficaram felizes com a presença da secretária e sua equipe técnica.

“Receber a visita da secretária em nossa comunidade é uma honra, pois demonstra um grande interesse da gestão em conhecer de perto as realidades e dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia”, afirmou a produtora Dulcineide dos Santos Medrado.

O presidente da associação, Francisco da Silva Coelho destacou alguns avanços já alcançados, como o programa Palmas para Juazeiro, implantado na região e a realização da feira de caprinos e ovinos que está em sua quinta edição. Entretanto, ele frisou um dos receios da comunidade: “ainda enfrentamos escassez de água devido a forte estiagem e falta de chuvas. Os poços artesianos estão secando e isso nos preocupa”, afirmou.

“Vou procurar, dentro da minha pasta, avançar com os projetos e ações que já foram iniciados, bem como, buscar novidades em termos de desenvolvimento para o homem do campo. O que estiver fora da nossa competência, tentarei através de parcerias, correr atrás. O nosso objetivo é oportunizar melhorias para todos, em especial para a zona rural do município”, disse a secretária Maraíza.

Após a reunião em Cacimba do Silva, a equipe da secretaria esteve no distrito de irrigação de Maniçoba por convite do diretor executivo, Valter Matias de Alencar que detalhou toda a história do perímetro e seu funcionamento, a criação do Distrito, as dificuldades encontradas e as soluções adotadas, as quais fizeram de Maniçoba um dos exemplos de administração de perímetro público de irrigação que gera 5.500 empregos diretos na área irrigada.

“Essa é uma excelente oportunidade para mostrarmos nosso trabalho, e principalmente a importância do Perímetro para o desenvolvimento da região. Temos algumas demandas como a melhoria da pista e questão dos animais soltos na estrada, mas acredito que essa parceria com o governo municipal, através da secretaria de desenvolvimento crescerá ainda mais, buscaremos juntos soluções para todos os entraves”, afirmou Valter.

A secretária por sua vez, destacou a importância de conhecer de perto a realidade de cada distrito e comunidade rural. “A necessidade que sinto de fazer esse diagnóstico agora é para saber a necessidade de cada localidade e saber onde iremos buscar recursos. Pretendemos caminhar juntos, trabalhando sempre para oferecer uma vida digna para todos que moram no interior, esse é o nosso objetivo”, observou.

Estiveram presentes no encontro, o membro da comissão que representa os quatro perímetros de Juazeiro, Josival Nascimento Ferreira (Vavá), o vereador Reinaldo Sabino, a produtora rural Angelina Carvalho, o superintendente de agricultura da secretaria, Jefferson Gonçalves e o diretor de Pecuária, José Wilson Chaves (Chaveco).

Com informações da ASCOM

Deixe uma resposta