Secretaria de Saúde de Juazeiro orienta usuários sobre entrega de medicamentos

(Foto: Ascom/PMJ)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (SESAU) oferece um cuidado integral à população, desde os atendimentos médicos até a entrega dos medicamentos necessários para os tratamentos de saúde. Para a dispensação e orientação do uso correto de medicamentos, a rede conta com a presença de farmacêuticos distribuídos em quatro farmácias.

Os farmacêuticos atuam de diversas formas dentro dos serviços de saúde, começando pelo abastecimento para que não falte o medicamento. Além disso, avaliam os prazos de validade e as condições corretas de armazenamento, orientam a equipe de saúde sobre os medicamentos disponíveis na farmácia, entregam os medicamentos aos usuários, realizam visitas domiciliares aos pacientes acamados e promovem ações para a população sobre prevenção e tratamentos de doenças.

De acordo com Sarah Raquel, diretora da Assistência Farmacêutica da SESAU, a entrega dos medicamentos ao usuário é realizada de forma responsável e sempre atendendo ao que preconiza o uso racional e seguro de medicamentos e as normativas que constam no Manual de Assistência Farmacêutica do município. “O papel do farmacêutico vai além da dispensação de medicamentos. Temos a atenção de cuidar da saúde do paciente, isso influi em não só atender ao que o paciente solicita, pois somos co-responsáveis pelo tratamento que o paciente está sendo submetido. Procuramos explicar como o medicamento vai agir, quais seus efeitos colaterais e a importância da adequada adesão ao uso do medicamento e o momento que é necessário o retorno ao profissional de saúde que prescreveu o tratamento”, afirmou Sarah Raquel.

Atualmente, a SESAU de Juazeiro conta com 17 profissionais farmacêuticos das quatro farmácias, distribuídas em diferentes bairros: Argemiro, Alagadiço, João Paulo II e Rodovia Lomanto Junior. Cada uma dessas farmácias atende aos usuários das Unidades de Saúde da Família e tem a presença de um farmacêutico para dispensar o medicamento de forma segura e responsável.

Para ter acesso aos medicamentos na rede de Assistência Farmacêutica de Juazeiro, é necessário ir até uma das farmácias, apresentar o cartão do SUS, cartão da família, e receituário médico dentro da validade seguindo as seguintes orientações: medicamentos de uso crônico (hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas) para efeito de dispensação, a receita tem validade de seis meses (180 dias); medicamentos anticoncepcionais, nesse caso a receita tem validade por 12 meses (360 dias); medicamentos usados em patologias agudas a receita tem validade de até 30 dias; as receitas de antibiótico tem validade por dez dias, a partir da data de sua emissão e devem ser prescritas de forma legível, sem rasuras, em duas vias e contendo dados obrigatórios; e por ultimo as receitas de medicamentos sob controle especial – (Portaria SVS/MS nº 344 de 12/05/98) têm validade por 30 dias, a partir da data de sua emissão.

Deixe uma resposta