Secretaria de Saúde de Juazeiro prepara mobilização para o Dia da Mancha

Na próxima quarta-feira (24), haverá uma grande mobilização em todos os postos de saúde do município de Juazeiro (BA).

A Secretaria de Saúde (Sesau), através da Superintendência de Vigilância em Saúde, vai desenvolver uma força tarefa, para a realização do Dia da Mancha e a busca ativa de casos de hanseníase em todas as comunidades do município.

A iniciativa integra a programação alusiva a Campanha Janeiro Roxo, planejada pela Sesau para intensificar ações voltadas para a identificação precoce de casos suspeitos da doença e desenvolver atividades de educação em saúde e orientações sobre os sinais e sintomas da Hanseníase.

O objetivo é alertar a população sobre a existência da hanseníase e sobre a importância do seu diagnóstico precoce, além de informar sobre a disponibilidade do tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O último domingo de janeiro é o dia de luta contra a hanseníase que seria o dia 28 de janeiro, então aqui em Juazeiro, a Sesau definiu o dia 24 para uma ação maior onde estaremos com as 63 Equipes de Saúde da Família, nas 56 Unidades, todas imbuídas nesse propósito” afirmou coordenadora da Vigilância em Saúde de Juazeiro, Paula Telles.

Considerada a doença mais antiga da humanidade, a hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen, que atinge principalmente pele, olhos e nervos periféricos.

O contágio ocorre através da eliminação de gotículas da fala, espirro e tosse, no convívio com a pessoa doente por um período prolongado e sem tratamento. É importante saber que a Hanseníase não é hereditária e que a maioria das pessoas tem resistência natural contra essa doença.

Sintomas

A doença apresenta os seguintes sintomas: manchas ou placas avermelhadas e dormentes; podem surgir também apenas áreas adormecidas (com diminuição ou nenhuma sensibilidade) ao calor, frio e dor; engrossamento, dor ou formigamento em certos nervos dos braços, pescoço, pernas e pés; aparecimento de caroços e inchaços, principalmente no rosto e nas orelhas; perda de sobrancelha, sensação de areia nos olhos, entupimento e corrimento nasal.

Janeiro Roxo

Toda a programação desenvolvida é alusiva ao ‘Janeiro Roxo’ que visa conscientizar a população sobre a hanseníase. O ‘Janeiro Roxo, é considerado o mês internacional de luta contra a doença e tem como objetivo promover diagnóstico e tratamento corretos, além de difundir informações e desfazer preconceitos.

Deixe um comentário