Secretaria de Saúde de Juazeiro promove curso de prevenção às hepatites

(Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (17) a Secretaria de Saúde de Juazeiro, através do CIDHA promoveu um curso conscientização da prevenção das hepatites virais (A, B, C, D, E), para profissionais da beleza.

Fazer a higienização adequada de equipamentos usados em salões de beleza, como alicates, palitos e lixas, é uma forma simples de prevenir o profissional e o cliente contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro esteve presente e destacou a importância de promover atividades de prevenção e promoção da saúde.

“As hepatites A, B e C são as mais comuns aqui no Brasil. A forma de contágio dos tipos B e C dizem respeito ao contato com sangue. Aqui em Juazeiro, temos o registro de 183 pessoas com hepatite B e 315 com o tipo C. Ao reforçar essas orientações para estes profissionais, esperamos protegê-los deste tipo de contágio, bem como cuidar da saúde do público que utiliza este tipo de serviço”, destaca.

Logo em seguida, foram realizadas palestras de atualização ministradas por representantes da Vigilância Sanitária, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Centro de Informações em IST/HIV/AIDS (CIDHA). No fim do evento, todos os participantes puderam fazer testes rápidos das Hepatites B e C, sífilis e Aids. Também foram disponibilizadas vacinas das hepatites B e C.

Em 28 de julho, Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a equipe do CIDHA vai promover uma ação voltada para toda população, na Praça Barão do Rio Branco, onde serão realizados testes rápidos das Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Deixe uma resposta