Secretaria de Saúde de Salgueiro auxilia pessoas que querem abandonar o tabagismo

Os pacientes passarão por acompanhamento durante um ano/Foto:portal da Prefeitura

Os pacientes passarão por acompanhamento durante um ano/Foto:portal da Prefeitura

Salgueiro ganhou novos candidatos a ex-fumantes com o encerramento do grupo de combate ao tabagismo, na Unidade de Saúde Rita Alves, do bairro da Cohab.

Durante quatro sessões semanais, oito integrantes contaram com apoio multidisciplinar para vencer o vício. Além do apoio de profissionais como fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista, médico, dentista, dentre outros; os pacientes assistiram palestras sobre os efeitos do cigarro no organismo, sobre como funciona o processo de abandono do vício e receberam gratuitamente adesivos de nicotina, além de comprimidos e medicação que é distribuída dependendo do grau de dependência.

Segundo a coordenadora do grupo de tabagismo, a fonoaudióloga Stefânia Nascimento, os integrantes ficam livres para escolher se deixarão de fumar de forma progressiva ou mais radical. “Normalmente, a maioria dos integrantes começa a obter ajuda medicamentosa na segunda sessão, geralmente de adesivos, cuja dosagem vai depender de cada caso e será diminuída progressivamente. A lógica do adesivo é ir diminuindo os efeitos da nicotina no organismo para a pessoa não sofrer abstinência”, explicou.

Ainda de acordo com Stefânia, a luta dos integrantes do grupo de combate ao tabagismo, no entanto, está apenas começando. Os pacientes passarão por acompanhamento durante um ano. Para ser considerado ex-fumante, uma pessoa tem que passar no mínimo, esse período sem fumar.

Com informações do Portal da Prefeitura de Salgueiro

Deixe uma resposta