Secretaria de Saúde divulga balanço de atendimentos no São João de Petrolina

(Foto: Divulgação)

Com sucesso confirmado, o São João de Petrolina que aconteceu no pátio Ana das Carrancas foi marcado por muita paz e tranquilidade. De acordo com a organização, por dia, cerca de 70 mil pessoas passaram pelo evento.

Para atender o público presente, durante todos os dias de festa, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); com um médico, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem, além de dois condutores. No período de 16 a 24, foram realizados 116 atendimentos.

A maioria dos atendimentos foi relacionada ao uso excessivo de bebida alcoólica, o caso mais grave foi registrado no segundo dia de festa com uma suspeita de overdose. Além disso, foram registrados dores em partes do corpo, lesões, quedas, cortes superficiais, uso de drogas ilícitas, reações alérgicas e verificações de pressão arterial.

Distribuição de preservativos

Para conscientizar o público, principalmente os jovens, também foi realizada uma campanha educativa e preventiva com entrega de preservativos do programa de enfrentamento às doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) e contra a violência a mulher.

Fiscalização da Vigilância Sanitária

A equipe da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) também esteve no local realizando fiscalizações em todas as lanchonetes, bares e restaurantes das áreas interna e externa do pátio de eventos. O objetivo foi garantir a segurança alimentar do público.

Além das orientações, foram apreendidos: 15 unidades de água de coco sem registro; 20 kg de salsichas com prazo de validade expirado; colheres de pau; coadores de pano; queijos e manteiga de gado sem registro; 100 unidades de pães armazenados em caixa de papelão; um pacote de gelo em cubo sem registro; além de serem aplicadas 16 notificações.

Deixe uma resposta