Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Secretaria de Saúde faz avaliação positiva de ações realizadas durante o Carnaval de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Com profissionais escalados para trabalharem todos os dias do Carnaval de Petrolina (PE), a secretaria de Saúde do município fez uma avaliação positiva dos trabalhos realizados durante a folia.

Com uma ambulância à disposição no Polo da 21 de Setembro e um stand montado no Polo Orla, o SAMU registrou 22 ocorrências durante os quatro dias de evento, nos cinco polos da festa. Um número menor de em ralação ao ano passado.

Entre as ocorrências registradas 10 foram atendimentos clínicos a pessoas com mal estar em geral, a exemplo de tonturas e aumento de pressão arterial, e as demais, agressões físicas e traumas.

A diretora de Atenção Especializada, Ana Célia de Almeida, fez um balanço da atuação do SAMU durante a folia.

“Foi um evento muito tranquilo, com um número baixo de ocorrências, todas consideradas de leves a moderadas, sem nenhuma vítima fatal. O SAMU estava com uma estrutura pronta para atender a qualquer um que precisasse, com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem”, ressaltou.

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) também esteve presente em todos os dias do evento. Em cada dia de festa, quatro fiscais circulavam pelos polos para identificar irregularidades que poderiam colocar em risco a saúde do consumidor.

Foram detectados problemas como bebidas armazenadas no chão; utilização de utensílios impróprios; e falta de itens de higiene nos manipuladores de alimentos. Os ambulantes que apresentaram estes problemas foram orientados pela AMVS a corrigi-los, sob pena de multa ou recolhimento do material de trabalho.

A AMVS coibiu ainda a presença de ambulantes que não estavam devidamente cadastrados pela Prefeitura de Petrolina.

Apesar destas ocorrências, o diretor da AMVS, Marcelo Gama, fez uma avaliação da atuação no Carnaval. “No geral todos os ambulantes seguiram as orientações que demos na palestra de boas práticas antes do Carnaval.  Encontramos na festa apenas  pequenos desvios, que conseguimos contornar lá mesmo no local, portanto, foi bastante tranquilo o nosso trabalho”, destacou.

Deixe uma resposta