SEDUC de Juazeiro participa da oficina sobre o Plano de Ações Articuladas em Brasília

(Foto: ASCOM)

A assessora de planejamento da Secretaria de Educação (SEDUC) de Juazeiro (BA), Lorene Rose, participou, nessa quarta-feira (28), na sede II do FNDE, da Oficina do Plano de Ações Articuladas (PAR), promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

Com objetivo de promover um espaço de interação e discussão no âmbito do programa, com foco na preparação do diagnóstico do Plano de Ações Articuladas – Ciclo 2016-2019, o evento reuniu 27 pessoas entre educadores e gestores municipais e estaduais.

“O PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos, e é coordenado pelas secretarias municipais e estaduais de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local”, explicou Lorene destacando a importante da participação de Juazeiro no evento.

De acordo com a secretária da SEDUC, Lucinete Alves foi esse planejamento que colaborou para que Juazeiro conquistasse dezenas de creches, ônibus e lanchas escolares, equipamentos e mobiliário para as unidades escolares.

Pelas suas características sistêmicas e estratégicas, o PAR favorece as políticas educacionais e a sua continuidade, inclusive durante as mudanças de gestão, constituindo–se como importante elemento na promoção de políticas de Estado na Educação. Sendo um instrumento de planejamento plurianual, o primeiro ciclo do PAR abrangeu o período de 2007 a 2010, e o segundo ciclo teve a sua vigência para o período de 2011 a 2014. Na etapa atual, os estados e os municípios serão orientados a fazerem o diagnóstico de suas redes para, com base em dados atualizados, elaborarem os seus Planos de Ações Articuladas com vigência para o período de 2016 a 2019.

Deixe uma resposta