SEDUC planeja ações de prevenção, proteção e orientação a adolescentes em Juazeiro

(Foto: Ilustração)

O jogo virtual “Baleia Azul” esteve em pauta, durante uma reunião realizada nesta segunda-feira (24) com representantes das secretarias de Educação e Juventude, Saúde e Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade de Juazeiro.

De acordo com a superintendente de Gestão da SEDUC, Renata Araújo, neste primeiro momento as ações serão voltadas para orientar e preparar os profissionais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes.

“Estamos em estado de alerta, após os acontecimentos da semana passada, buscando soluções para evitar que este jogo e seus efeitos cheguem a outros alunos e jovens do município. Traçamos um plano de ação, primeiramente para orientar a conduta dos profissionais frente a este tipo de situação, e em seguida vamos orientar as famílias. A situação é delicada e os pais e professores devem ficar atentos a mudanças de comportamentos das crianças e adolescentes”, ressaltou a superintendente.

Segundo a psicóloga e superintendente da SESAU, Lorena Pesqueira, os casos ocorridos em diversas cidades do país, não apenas em Juazeiro, despertaram a atenção das três secretarias municipais, e por meio de um trabalho integrado, o assunto será levado para a sociedade.

“É um assunto que nos desperta atenção e muito cuidado, e por isso precisamos unir forças frente a este grave problema, que é a automutilação e suicídio de jovens, precisamos romper o silêncio sobre este assunto. A rede de Saúde está à disposição para dar suporte aos casos que forem registrados, tanto com assistência clínica quanto psicológica”, destacou.

Na primeira ação prevista pelo grupo, os profissionais das três secretarias irão participar, na próxima quarta-feira (26), da webpalestra, promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), sobre os “Aspectos técnicos e éticos na abordagem do paciente em risco de suicídio”, com a psicóloga do Núcleo de Estudo de Prevenção do Suicídio, Soraya Carvalho. O evento acontecerá às 14h30 e os interessados podem assistir e interagir através do link www.telessaude.ba.gov.br/participe.

Deixe uma resposta