Segundo Secretaria de Saúde, índice de imunização contra sarampo em Petrolina é baixo

(Foto: ASCOM/PMJ)

A vacinação contra o sarampo tem ganhado atenção especial do Ministério da Saúde em todo o país. Altamente transmissível, assim como a Covid-19, a doença também é perigosa e pode levar à morte. Uma pessoa infectada por sarampo, apenas ao tossir, espirrar ou falar pode transmitir a doença para outras 18 pessoas.

Em Petrolina (PE), segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o número de pessoas imunizadas esteve bem abaixo da média. Nas três primeiras fases da mobilização, apenas 5.670 pessoas foram vacinadas.

“É sabido por todos que tivemos reintrodução de sarampo no país, então essa é uma forma de prevenção. A gente aproveita a oportunidade e chama a atenção das pessoas que são público-alvo. Pessoas de 20 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado a vacina contra o sarampo, é importante que façam mais uma dose extra”, disse a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

A mobilização para vacinação contra a doença segue até o dia 31 de agosto. No entanto, após essa data, a vacina vai continuar disponível em todos os postos de saúde do município.

Em Petrolina, a vacinação segue horário diferenciado para evitar aglomerações nesse período de pandemia. Na zona urbana, as crianças devem ser imunizadas das 7h30 às 12h45. Os demais públicos são vacinados à tarde, das 13h45 às 16h45. Na zona rural, o horário é das 7h30 às 12h45.

Deixe um comentário