Sem  de médico reumatologista no HU-Univasf/Ebserh, UPAE e Policlínica de Petrolina, Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus cobram providências

Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus do Vale do São Francisco procuraram a redação do Blog, nesta sexta-feira (03), para denunciar a falta de assistência médica em reumatologia no HU-Univasf, UPAE e Policlínica de Petrolina.

Segundo a Associação os pacientes com lúpus não estão tendo atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). ” Vimos através deste blog denunciar a falta de atendimento especializado pelo SUS para pessoas com lúpus na cidade de Petrolina e circunvizinhas atendidas na UPAE, HU-Univasf e policlínica municipal de Petrolina. “, disseram em nota.

Ainda segundo a Associação de Pessoas com Lúpus, no UPAE o atendimento foi encerrado e os pacientes estão sendo orientados a retornarem para as Unidades Básicas de Saúde; No ambulatório municipal, o profissional reumatologista está afastado do trabalho sem que haja substituição e no HU-Univasf, o atendimento está fechado desde o inicio da pandemia.

“Na UPAE as pessoas com lúpus não conseguem atendimentos com especialistas, quem já tinha guias de retorno, principalmente para o reumatologista, estão sendo encaminhadas para voltar as suas Unidades Básica de Saúde de referência e no ambulatório do município constantemente o profissional reumatologista encontra-se afastado do trabalho sem que haja substituição do mesmo, e com isso a demanda por consulta com o reumatologista aumentou, já que também o ambulatório de reumatologia do HU-UNIVASF está fechado desde abril de 2020 por conta de licença maternidade da reumatologista sem haver uma contratação temporária”, afirmou.

O lúpus é uma doença grave que leva o sistema imunológico da pessoa a atacar o próprio corpo, trazendo acometimentos em órgãos vitais.

Vamos às respostas do HU-Univasf/Ebserh, UPAE e Prefeitura de Petrolina 

HU-Univasf/Ebserh

Em nota, o HU-Univasf/Ebserh esclareceu que o atendimento ambulatorial da especialidade de reumatologia necessitou ser suspenso em função da garantia do direito à licença maternidade para a médica reumatologista da instituição.

Ainda em nota, o hospital reforçou que tem tido contatos constantes com os gestores de saúde da região visando buscar alternativas para a oferta do serviço.

A nota enviada pelo HU-Univasf/Ebserh  reforçou que o hospital não é responsável pela totalidade da oferta dos atendimentos da região. ” Neste sentido, o hospital necessita também do apoio de outros atores governamentais para a devida continuidade do tratamento dos pacientes, se colocando à disposição para encontrar soluções que reforcem o seu compromisso com a saúde da população”, destacou em nota.

UPAE Petrolina

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) esclarecu, por meio de uma nota enviado ao Blog, que esteve, desde o ano passado, com os atendimentos ambulatoriais suspensos para integrar a linha de frente contra a Covid-19 no Estado.

A unidade de Saúde esclareceu também que, neste processo de retomada das atividades, todas as consultas da unidade estão sendo disponibilizadas para a VIII Regional de Saúde (Geres), que as redistribui entre os municípios da Região, para que façam o devido agendamento. Esse processo é importante porque são os municípios que contam com cadastro atualizado de seus munícipes e possuem capacidade para fazer busca ativa dos pacientes e análise das prioridades.

Por fim, a UPAE Petrolina esclarecu ainda que não houve mudança na marcação das consultas de retorno. Após o primeiro atendimento, os pacientes poderão fazer esse agendamento diretamente na unidade.

Prefeitura de Petrolina 

A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Petrolina informou que os atendimento do médico reumatologista serão retomados no próximo dia 10 de dezembro.

Deixe um comentário