Semana de Valorização a Vida e Prevenção ao Suicídio é marcada com muita animação e dança em Juazeiro

O município de Juazeiro, através da Lei nº2. 167/2016 incluiu no Calendário Oficial de Eventos a Semana de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio./ Foto: Ascom

O município de Juazeiro, através da Lei nº2. 167/2016 incluiu no Calendário Oficial de Eventos a Semana de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio./ Foto: Ascom

Com o objetivo de promover a sensibilização para prevenção ao suicídio e defesa da vida, a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro, no Norte da Bahia, realizou na noite da última quarta-feira (14), na quadra da Lagoa de Calu uma aula de zumba, com práticas corporais e conversa sobre os sinais de alerta e valorização da vida. O evento integrou a programação da campanha internacional Setembro Amarelo com ações voltadas para alertar a população sobre o combate ao suicídio.

A educadora física, Cinthia Catherine falou da importância do evento. “É um momento de cuidar da nossa saúde, pensar mais na valorização da vida e nosso modo de viver. É preciso buscar uma alimentação mais saudável, ter bons pensamentos, fazer uma atividade física e extravasar as tensões do dia-a-dia, para cuidar do corpo e da mente. É necessário combater o suicídio e levar a importância da vida”, destacou.

O município de Juazeiro, através da Lei nº2. 167/2016 incluiu no Calendário Oficial de Eventos a Semana de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, o evento ocorrerá até o dia 16 de setembro. Na quinta (15) às 14h e sexta-feira 16/09, as 8:30h, acontecerá uma palestra para profissionais da Saúde, da Sedis e Seduc sobre Suicídio com a Psicóloga do Caps, Alecrides Marques, na Câmara de Vereadores de Juazeiro.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

No Dia Mundial de Combate ao Suicídio, 10 de setembro, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, os números têm aumentando principalmente entre a população jovem. O suicídio é a terceira causa morte entre homens com idade de 15 a 29 anos e os distúrbios mentais estão associados a praticamente 100% de todos os suicídios registrados no país, contudo, embora o transtorno psiquiátrico seja condição necessária não é suficiente para o comportamento suicida.

Com informações de Ascom

Deixe uma resposta