Semana do Dia das Crianças é encerrada com muita alegria e animação no CAPS i de Juazeiro

Familiares dos pacientes também participaram da confraternização./ Foto: Ascom

Familiares dos pacientes também participaram da confraternização./ Foto: Ascom

Ainda em comemoração ao Dia das Crianças, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps i), promoveu na manhã desta sexta-feira (21) o encerramento  das atividades junto aos usuários da unidade de saúde. A festa aconteceu regada a muita alegria, diversões, presentes, pipocas, chocolates, refrigerantes e muitas brincadeiras para os usuários do CAPS i.

Durante toda essa semana os usuários participaram de atividades com palestra ministrada pelo Dr. João Claudio sobre o uso racional da medicação, oficina de Origami, Sessão de cinema, além de jogos, muita música e diversão.

Familiares dos pacientes também participaram da confraternização. A mãe do pequeno Hercules Pereira, de 7 anos, Herlania Gomes disse que acha relevante a iniciativa e que a unidade foi muito feliz em realizar esta ação. “Eu gostei muito, porque as crianças interagem, ficam mais felizes e isso ajuda até no seu tratamento. Adorei a programação, com palestras, filmes e muita brincadeira. Meu filho ficou muito alegre e adora vir pro Caps i”, disse a mãe do paciente que há três anos faz tratamento na unidade.

A psicopedagoga do Caps i, Rita Dias, destacou que essa atividade faz parte das ações lúdicas para ajudar no tratamento do paciente. “Foi uma semana maravilhosa para nossos usuários. Planejamos diversas atividades para integrar nossas crianças, adolescentes e familiares. Essas ações contribuem para melhora do tratamento dos nossos usuários. É um momento de envolvimento da família, dos profissionais da unidade e eles”, explicou.

CAPS

Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Em Juazeiro, o Centro de Apoio Psicossocial Infantil (Caps I) é voltado para crianças e adolescentes que tenham problemas psicológicos decorrentes ou não do uso de drogas. Atende 465 crianças e adolescentes com idades entre 0 e 18 anos com transtornos mentais, como autismo, psicose e TDHA (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). O Caps i funciona na Rua 2, número 251, bairro Alto da Maravilha.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário.

 

Deixe uma resposta