Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Petrolina comemora 13 anos de atuação e promove capacitação

O SAMU é um serviço móvel de urgência e emergência. (Foto: Arquivo)

Na próxima terça-feira (14), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Petrolina – SAMU 192 – comemora 13 anos de atuação no município. Para marcar a data, será realizada um uma capacitação para os profissionais do órgão. O curso será ministrado por uma socorrista e pelo coordenador do Núcleo de Educação em Urgência (NEU).

Desde o começo do ano a Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando para melhorar o atendimento de urgência e emergência para a população.

“Encontramos o órgão com muitas dificuldades e em menos de um ano já conseguimos mudar o cenário. Recebemos o SAMU com sua frota sucateada por falta de manutenção, com apenas uma unidade de Suporte Básico e outra de Suporte Avançado. Hoje, contamos com cinco ambulâncias”, destacou a secretária de saúde, Magnilde Albuquerque.

A secretária também ressaltou a retomada das obras do prédio que estavam paradas. “A reforma começou na gestão passada e estávamos pagando cerca de R$ 6 mil por mês em um prédio alugado sem nenhuma estrutura para os servidores e para as ambulâncias. Com muito esforço, concluímos a reforma e já retornamos para o prédio original”, frisou.

SAMU

O SAMU é um serviço móvel de urgência e emergência e deve ser procurado em situações como problemas cardiorrespiratórios; intoxicação, trauma ou queimadura; quadros infecciosos; maus tratos; trabalhos de parto; tentativas de suicídio; crises hipertensivas; acidentes com vítimas; choque elétrico; acidentes com produtos perigosos entre outros.

A coordenadora de enfermagem, Cristiane Nunes, ressaltou a importância de ligar para o número 192 para conseguir o atendimento. Ela aproveitou a oportunidade para pedir uma conscientização das pessoas em relação aos trotes.

“Em média, por mês, o SAMU atende cerca de 2.500 chamadas, e destas, cerca de 900 são trotes. Entre agosto e outubro, o número aumentou consideravelmente, e foram contabilizadas mais de 1.100 chamadas falsas. Além de ocupar a linha telefônica, impedindo que as pessoas que realmente precisem tenham acesso, também acontece o deslocamento da equipe, ficando as reais ocorrências em espera”, destacou.

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