Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Sesau realiza 150 atendimentos dentro das ações do “Dezembro Vermelho” no Mercado do Produtor de Juazeiro

Durante a ação, foram realizados 150 testes, com um caso confirmado de HIV, um de hepatite C e quatro casos de Sífilis. (Foto: ASCOM)

Foi com muita movimentação no Mercado do Produtor que nesta sexta-feira (30) a Secretaria da Saúde iniciou suas atividades em alusão ao “Dezembro Vermelho”, mês de combate e prevenção ao vírus HIV e as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

A programação contou com a realização de teste de glicose, aferição de pressão arterial, atendimento médico, exames, testes rápidos de IST’s e HIV, além de distribuições de panfleto explicando a respeito das IST’s e sobre o uso dos preservativos, feminino e masculino. Ao todo foram realizados 150 testes, com um caso confirmado de HIV, um de hepatite C e quatro casos de Sífilis, todos foram orientados pela equipe e vão iniciar o tratamento gratuito pela rede SUS.

A vendedora autônoma Grazyely Ferreira, aprovou a iniciativa. “Vim medir a taxa da minha glicose e aferir minha pressão arterial. Achei a iniciativa muito importante, porque muitos homens que trabalham no Mercado Produtor não se cuidam. O atendimento que está sendo oferecido facilita a participação deles, porque é oferecido no local de trabalho e tem muitos profissionais para atender”, destaca.

O superintendente da Atenção Básica do município Gilberto Libório, frisa a relevância da ação no Mercado do Produtor. “O Mercado do Produtor é um local de muito movimento, de pessoas que geralmente não procuram serviço de rotina para prevenção da saúde. Hoje estamos fazendo uma busca ativa a esse público com objetivo de combater e prevenir o vírus HIV e IST’s” destaca.

As atividades em alusão ao dezembro vermelho também aconteceram no Colégio Municipal Paulo VI. Os alunos, pais e professores realizaram aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação contra o vírus do HPV, meningite e hepatites virais. Uma equipe de saúde bucal também esteve presente realizando orientação de escovação e distribuição kits para higiene bucal dos alunos.

Durante todo o mês de dezembro as ações serão intensificadas nas Unidades Básicas de Saúde do município, com maior mobilização da população nos dias 07 e 14 de dezembro, mas as pessoas podem procurar as unidades de saúde para realização de teste rápido e em apenas 15 minutos já têm o resultado. Se o diagnóstico for positivo a unidade já encaminha para o CIDHA, que oferece todo tratamento gratuito e de forma sigilosa.

Deixe uma resposta