Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

SESAU realiza abertura do “Dezembro Vermelho” no Mercado do Produtor de Juazeiro 

(Imagem: Divulgação/ASCOM)

Nesta sexta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (BA) iniciará as atividades em alusão ao mês de luta contra a AIDS. Com isso, uma equipe do Centro de Informações em IST/HIV/AIDS (CIDHA) estará realizando testes rápidos para rastreamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) gratuitamente no Mercado do Produtor de Juazeiro.  A ação abre a programação do “Dezembro Vermelho”, campanha nacional que visa intensificar as ações de prevenção à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde Tatiane Malta, serão realizados testes para HIV, Sífilis e Hepatites. “Realizaremos também atividades de orientação com panfletagem e distribuição de preservativos, com o objetivo de estimular a prevenção dessas doenças. O Mercado do Produtor é um importante centro de distribuição de frutas da cidade, tendo uma intensa movimentação de pessoas de vários Estados e quanto mais divulgarmos os meios de prevenção mais informados o público ficará sobre os riscos ocasionados pelas IST’s”, explicou.  

Até outubro de 2018 a SESAU já registrou 48 pessoas com HIV/AIDS em Juazeiro. No município, o acompanhamento deste público é realizado no CIDHA que fica localizado no Centro de Saúde III, no bairro Angari.  No local, são realizadas testagens rápidas, notificações de novos casos, consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, atendimento psicológico, além da assistência medicamentosa, distribuição de preservativos entre outros serviços.

Dentro da programação do mês está a realização de testes rápidos, sala de espera com palestra e atendimentos clínicos nas unidades de saúde, estes atendimentos terão maior mobilidade nos dias 07 e 14 de dezembro, com o objetivo de chamar mais moradores para a realização dos exames. “Convidamos a população a buscar em nossa rede de atenção básica nossos serviços. Os testes rápidos são gratuitos e qualquer alteração nos resultados a equipe fará o encaminhamento para tratamento da maneira mais eficaz  e sigilosa”, explicou o Superintendente da Atenção Básica, Gilberto Libório.

Deixe uma resposta