Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Sesc promove Jornada Literária do Araripe e homenageia o escritor Cícero Belmar

Bodocó recebe a Jornada nos dias 18 e 19 deste mês. (Foto: Divulgação)

Começou nesta segunda-feira (14) e segue até o dia 19 de agosto a 6ª edição da Jornada Literária Chapada do Araripe, que homenageia o escritor bodocoense Cícero Belmar.

Com o tema “Arte do Chão – Da minha terra semeio o mundo”, Sesc Pernambuco promove durante seis dias o projeto que circula por Araripina, Ouricuri, Bodocó e Ipubi, estimulando a leitura e a escrita por meio de um intercâmbio cultural.

A abertura da programação aconteceu nesta segunda-feira (14/08), às 14h, no Sesc Ler Araripina, com a apresentação de “Cordel de todo tamanho”, com Susana Morais (Recife) e Diego Gibran (Recife), que recebem Chico Pedrosa(Guarabira/PB).  No mesmo horário, na Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, acontece o bate papo e récita “Assum preto teu cantar é tão livre como o meu” com Fred Caju (Recife) e Tony Aldair (Araripina). Na Escola Independência, o bate papo e a récita das 14h, será “A métrica também é livre”, com Gleison Nascimento (Recife) e Junior Baladeira (Ouricuri). Ainda às 14h, A Tropa do Balaco Baco (Arcoverde) emerge a obra de Cícero Belmar (Bodocó), no pátio da Escola Professora Maria Luzanira Muniz Ramos, com a apresentação do “Meu Reino pela Literatura”.

Das 14h às 16h será ministrada a oficina “O corpo é a terra da palavra”, com Rubi (Goiânia/GO), no Sesc Ler Araripina. A partir das 16h, a concentração do “Cortejo para o sol se por” acontece na Praça Dr. Pedro, de onde segue para o Sesc Ler , com as participações da Banda de Pífano de Nascente (Araripina), Banda Marcial Princesa do Araripe (Araripina), Cena Companhia de Teatro (Araripina), Companhia de Dança do Sesc Ler Araripina (Araripina), Grupo de Xaxado de Lalá (Exu), Grupo de Hip Hop Colisão B. Boys (Araripina), Maracatu UinuErê (Crato/CE), Quadrilhas: Junina Reis do Sertão(Araripina) e Junina Balanço Junino (Araripina).

Às 19h, na AEDA/FAFOPA, tem apresentação do grupo Sementes Sonoras do Sesc Ler Araripina (Araripina). Em seguida Suzana Morais (Recife) conversa com Cícero Belmar (Bodocó), em “Belmar em primeira pessoa”. Às 20h30, a o cantor Rubi se apresenta com “Uma voz para ver e ouvir” . A Jornada permanece na cidade até o dia 15, quando será encerrada a partir das 19h30 na AEDA/FAFOPA.

Na quarta-feira (16/8), a Jornada Literária chega a Ipubi, onde serão realizadas diversas atividades até a noite, quando uma grande programação encerra a passagem do projeto pela cidade, a partir das 19h, no pátio da Igreja Matriz.

De Ipubi a Jornada literária segue para Ouricuri, na quinta-feira (17/8).  Durante dois dias a cidade recebe récitas, conversas, espetáculos e oficinas. A programação só termina na noite do dia 18 de agosto, a partir das 19h30,  no Teatro Carlota Peixoto, com a palestra “O escritor guarda um monstro na gaveta?”,  com Mário Rodrigues (Garanhuns), vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2016. Às 21h acontece a apresentação de “Baião Mais Eu”, com Neudo e Elmo Oliveira (Ouricuri).

Cidade natal do escritor Cícero Belmar, homenageado desta edição, Bodocó recebe a Jornada nos dias 18 e 19 deste mês. A programação será aberta às 7h30, em clima festivo, com “Uma Alvorada para Seu Bindô”. A programação completa da Jornada pode ser conferida no site www.sescpe.org.br.

Deixe uma resposta