Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina apoia o Outubro Rosa

(Foto: ASCOM)

O INCA também afirma que se diagnosticado no início, as chances de cura chegam a 95%. (Foto: ASCOM)

A diretoria do Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf), no Sertão de Pernambuco, está mobilizada este mês com a campanha de prevenção ao câncer de mama. O Outubro Rosa faz um alerta para a importância dos exames preventivos a partir dos 40 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar até o final do ano, 57.960 novos casos.

O INCA também afirma que se diagnosticado no início, as chances de cura chegam a 95%. Mas, como lembra a presidente do Sintraf, Isália Damacena, existem muitas mulheres que por dificuldade, falta de tempo ou medo, deixam de fazer a checagem. “Temos mais de 700 associados no sindicato, dos quais muitos são mulheres. Eu e as meninas que fazem parte da diretoria conhecemos várias com 5, 8, 10 anos sem ir ao médico mastologista ou até mesmo sem realizar o autoexame [toque na mama]. Por isso, o Sintraf está apoiando esta causa”, disse.

O exame mais indicado para o diagnóstico precoce é a mamografia, que deve ser feito todos os anos. As mulheres com menos de 40 anos de idade podem elas mesmas fazer ou, se possível, solicitar ao médico a realização do teste clínico das mamas. “O autoexame é simples: basta colocar o braço atrás do pescoço e apalmar os seios de frente a um espelho; se sentir algo diferente, deve procurar um mastologista”, orienta Isália, que já fez o dela.

Com informações da ASCOM

Deixe uma resposta