Sindicato dos enfermeiros relata falta de EPI; Prefeitura afirma estar trabalhando para reforçar estoques

Seepe denuncia falta de materiais, Prefeitura explica situação (Foto: Ascom/PMP)

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (Seepe) notificou a Prefeitura de Petrolina para fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Seepe relatou ter recebido denúncias dos filiados sobre a falta de luvas, toucas e outros EPIs.

“Apesar de já ter recebido pacientes com sintomas de COVID-19, as UBS (unidades básicas de saúde) desse município encontram-se, no atual momento com uma grande escassez de EPI’s, dentre estes equipamentos de segurança citamos os seguintes: luvas, capotes, toucas e etc“, informa o Sindicato.

Em nota, a Prefeitura de Petrolina explicou o que houve. “Devido à grande demanda e a evolução da doença no mundo, estes materiais estão com valores elevados e com baixa oferta no mercado“, informou a Secretaria de Saúde. O município já abriu novas licitações e vai reforçar o estoque.

Confira a seguir a resposta da Secretaria de Saúde:

“A Prefeitura de Petrolina esclarece que tem abastecido semanalmente as unidades de saúde da rede municipal com os equipamentos de proteção individual (EPIs) apropriados para utilização frente à pandemia da covid-19. No entanto, devido à grande demanda e a evolução da doença no mundo, estes materiais estão com valores elevados e com baixa oferta no mercado, dificultando a aquisição imediata.

Por conta disso, a secretaria abriu novas licitações para compra de mais EPIs e reforçar os estoques do município. A prefeitura ressalta que não tem medido esforços para que servidores e a população tenham ambientes seguros de atendimento nesse momento tão delicado”.

Deixe um comentário