Sogra de influencer de Caruaru consegue sair da Ucrânia após seis dias fugindo da guerra

A sogra do influenciador digital brasileiro Anderson Dias, de 28 anos, conseguiu sair da Ucrânia depois de seis dias fugindo da guerra causada pela invasão da Rússia. A ucraniana Tetiana Sukhoparova, de 52 anos, tenta entrar na Polônia após cruzar a fronteira de ônibus.

O jovem ficou conhecido por sair de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, para visitar 196 países em 543 dias. Na sexta-feira (25), ele disse que conseguiu um avião emprestado para resgatar a sogra ucraniana e brasileiros que tentam fugir da guerra. A operação para resgatá-la começou antes da invasão russa na Ucrânia.

LEIA TAMBÉM 

Influencer de Caruaru diz que conseguiu avião emprestado para resgatar sogra ucraniana e brasileiros que tentam fugir de guerra

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), a Polônia recebeu, até o domingo (27), mais 368 mil pessoas refugiadas da Ucrânia. Mais da metade das pessoas que fugiram da guerra entrou no país.

A saída de Tetiana Sukhoparova da Ucrânia foi divulgada por Anderson Dias nesta segunda-feira (28). A sogra dele saiu da cidade de Kremenchuk depois de ser resgatada pelo jogador brasileiro Lucas Rangel, do Vorskla Poltava.

Eles saíram, junto com uma comitiva de jogadores, em direção à cidade de Lviv, a 863 quilômetros da fronteira com a Polônia. Devido ao congestionamento quilométrico em direção à fronteira, o grupo se separou, já que os jogadores, junto com as famílias, decidiram enfrentar o caminho a pé.

Por causa do frio, a sogra de Anderson Dias pagou mil dólares para ser levada num ônibus até a fronteira.

“Os jogadores se separaram da mãe de Alesya por estratégia, eles quiseram tentar por terra, e ela não quis por causa do frio. É totalmente compreensível. O avião já está esperando eles, todos vão voltar no mesmo avião, é o que está, até agora, combinado. Quem passar primeiro vai para o hotel, vai descansar e depois espera o outro que passar para pegar o avião junto”, afirmou o influenciador.

O avião, segundo Anderson, foi emprestado pelo empresário Leonardo Freitas, que é especialista em imigração e CEO de uma consultoria especializada em mobilidade global. Ele abasteceu a aeronave por 25 mil euros, já que, por causa da guerra, houve aumento no valor dos combustíveis.

Para que o resgate aconteça, o grupo precisa chegar a Cracóvia, na Polônia, de onde a aeronave particular vai partir rumo ao destino final, em Portugal.

O deslocamento é necessário porque, na quinta-feira (24), a Ucrânia fechou seu espaço aéreo para voos civis, depois que a Rússia começou a atacar o país. Perto da fronteira, a Rússia também fechou o próprio espaço aéreo.

Deixe um comentário