Taurus assina parceria com grupo indiano para iniciar fabricação de armamentos na Índia

(Foto: Flickr/ Palácio do Planalto)

A Taurus, maior fabricante brasileira de armas leves e uma das maiores do mundo, anunciou nesta segunda-feira (27) a assinatura de uma joint venture com o indiano Jindal Group para iniciar fabricação de armamentos na Índia com transferência da tecnologia brasileira.

A Jindal terá 51% de participação, e a Taurus, 49%. O acordo estava em negociação há 11 meses. Segundo o presidente da Taurus, Salésio Nuhs, o acordo se encaixa no programa “Make in India” do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, que estimula a substituição de importações e instalação de indústrias na Índia.

O objetivo é fabricar armamentos para o mercado civil, revólveres e pistolas, e para o mercado militar, participando de licitações públicas de fuzis e outros. A expectativa é que o governo indiano compre em cinco anos meio milhão de fuzis. O mercado indiano é bastante restrito para fabricação de armas no país. A produção de armamentos e munições é regulada por um sistema de licenciamento dos anos 50.

No Brasil, a Taurus emprega 2100 pessoas e gera 5 mil empregos indiretos, segundo Nuhs. A empresa também tem fábrica nos Estados Unidos. O Jindal Group tem faturamento de US$ 24 bilhões de 200 mil funcionários no mundo.

Com informações da Folha de Pernambuco

Deixe um comentário