Táxis novos precisam passar por verificação do IPEM

(Foto: Ascom/IPEM)

Quem trabalha como taxista e comprou recentemente um veículo novo, precisa procurar o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) para fazer a verificação de taxímetro e emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU). O processo já começou e se estenderá até fevereiro, mas é preciso fazer o agendamento antes de procurar órgão.

O agendamento será feito exclusivamente através do e-mail: [email protected]. No momento do agendamento, os profissionais devem enviar cópias dos seguintes documentos: Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), Termo de Permissão da Prefeitura atualizado, comprovante de residência e certificado de inspeção para os veículos que utilizam Gás Natural (GNV).

A verificação periódica dos taxímetros será realizada no período de 03 a 12/02 e de 18 a 19/02, seguindo cronograma estabelecido pelo instituto. No momento da verificação o taxista deverá apresentar a seguinte documentação: Certificado oficial de ultima aferição, juntamente com veículo; cópia da nota fiscal, se carro novo ou cópia do recibo ainda particular, se carro antigo; Xérox de CRLV; Ordem do DETRAN; Termo de permissão da prefeitura atualizado; Certificado de Inspeção com cópia, para os veículos que utilizam GNV; Ordem de serviço e Xérox de comprovante de residência. O veículo táxi especial, deverá apresentar ainda a permissão especial da Prefeitura local.

De acordo com o presidente do Ipem-PE, Adriano Martins, a convocação é apenas para proprietários de veículos novos que não realizaram a verificação do taxímetro em 2020, quando foram realizadas as três primeiras convocações.

O processo é necessário para certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo carro. A verificação abrange também a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres, entre outros).

Deixe um comentário