Tema de audiência pública, Plano de Arborização quer corrigir erros em Petrolina

Câmara promove debate sobre arborização em Petrolina (Foto: Blog Waldiney Passos)

Tornar Petrolina uma cidade mais verde é uma das metas do Plano de Arborização Municipal, tema da audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores nesse momento na Casa Plínio Amorim. A discussão foi proposta por José Batista da Gama e conta com a participação de diversas entidades.

LEIA TAMBÉM:

Vereador Zé Batista quer debate sobre Plano de Arborização em Petrolina

Segundo Zé Batista, o projeto de arborização vem sendo discutido há oito meses e busca deixar um legado para as próximas gestões. “Nós vivemos a margem do São Francisco, mas temos ruas sem árvores plantadas. Petrolina pode ser no futuro exemplo. Hoje estamos apresentando à sociedade petrolinense essas informações”, disse o edil.

Diretor de projetos da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Victor Flores destaca que o Plano busca corrigir falhas na arborização de Petrolina, prevê quais espécies podem ser plantadas, com qual tamanho e como será feito o descarte em caso de podas.

“Nós pensamos no planejamento, execução e na manutenção que é um problema que a gente vê para evitar conflitos ambientais. A questão da poda, com a lei já amarra onde as pessoas vão apresentar esse material que será triturado e feito composto orgânico. Estamos buscando solucionar diversos problemas com essa lei”, pontuou.

As espécies serão prioritariamente nativas, levando em conta o porte: pequena, médio e grande porte. “A gente quer ter uma variedade de espécie para não ter apenas um tipo, facilitando a biodiversidade e o clima da nossa região”, continuou.

A audiência pública é apenas um passo na elaboração do Plano. A população também pode contribuir através do email: [email protected]. Até outubro a Câmara de Vereadores deverá analisar o projeto de Lei criando o Plano, para assim ele entrar em vior.

Deixe um comentário