Tempo seco: especialista dá dicas de como proteger sua saúde

Otorrinolaringologista dá dicas de como proteger sua saúde no tempo seco. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Mesmo com a ocorrência de chuvas nos últimos meses, e previsões que apontam dias chuvosos, a população de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) vem sofrendo com temperaturas altas. Além do calor, as pessoas estão apresentando diversos problemas respiratórios, que muitas vezes podem ser causados pela baixa umidade do ar, como explica a professora de Otorrinolaringologia da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Karine Lustosa:

“Quando a umidade relativa do ar está muito baixa, as pessoas podem aumentar a frequência de doenças respiratórias, como rinite, sinusite, asma, podem ficar com a garganta irritada, pigarro, sangramento nasal, obstrução nasal, coriza, dor de cabeça, tontura, sensação de areia nos olhos, pele ressecada.”

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o nível ideal para a unidade relativa do ar é de 40% a 70%, abaixo disso, pode colocar em risco a saúde das pessoas. “A baixa umidade do ar provoca uma mudança no funcionamento do nosso organismo por que é necessário que a temperatura e umidade do ar que a gente respira chegue de forma correta nos pulmões, se não chega, o corpo fica com menos água para trabalhar, e todas as funções que dependem desse líquido ficarão vulneráveis”, completou.

De acordo com a especialista, os níveis de umidade são mais baixos em regiões com temperaturas mais altas, principalmente, no fim do inverno e no início da primavera, nos horários entre meio dia e 16h. Ainda de acordo com Karine Lustosa, é possível identificar se a umidade está baixa pela quantidade de nuvens no céu. Quanto menor o número de nuvens, maior a possibilidade de a umidade relativa do ar estar baixa.

Para finalizar, a professora Karine Lustosa pontua as principais dicas para cuidar da saúde, e evitar problemas causados pelo tempo seco. Confira:

  • Evitar atividades físicas entre às 10h e às 16h;
  • ingerir bastante água;
  • evitar roupas apertadas e dar preferência a vestimentas confortáveis e que não sejam muito quentes;
  • lavar o nariz com soro fisiológico;
  • ao utilizar o ar condicionado é indicado que se faça a umidificação do ar, através de bacias com água, toalhas molhadas ou pelo próprio aparelho umidificador.

Deixe um comentário