Trabalho conjunto de secretarias reduz tempo de abertura de empresas em Juazeiro

Cinco dias. Esse é o tempo para abertura de empresas na cidade de Juazeiro (BA). Anteriormente, era necessário aguardar 60 dias, mas através do trabalho desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e dos profissionais de contabilidade da região o tempo foi reduzido drasticamente neste ano.

O avanço no trabalho é resultado de um debate conjunto. Os trabalhadores da contabilidade apresentaram o problema, houve uma discussão para como solucionar a demanda e observou-se que a integração entre as pastas poderia contribuir para melhor fluidez.

“Reduzindo esse tempo, a gente consegue facilitar a vida daquele empreendedor que ama Juazeiro e quer investir aqui, gerar emprego aqui. Então, é sim um avanço, mas nada está tão bom que não possa melhorar e tão ruim que não possa piorar. Nossa meta é reduzir ainda mais esse tempo, alcançando a média nacional”, explica o titular da ADEAP, Carlos Neiva.

Juazeiro está próximo do tempo médio de abertura de um negócio no Brasil, que é de dois dias e 21h, segundo o Boletim do Mapa de Empresas do 2º quadrimestre de 2020, divulgado pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Deixe um comentário