Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Tradicionais tapetes enfeitam as celebrações de Corpus Christi em Petrolina

Já virou tradição e fieis católicos atravessam a noite confeccionando tapetes belíssimos para tornar mais belas as celebrações de Corpus Christi em Petrolina (PE). Um dos mais bonitos da cidade foi confeccionado entre as 19h da noite da quarta-feira (30) até às 3h da madrugada de hoje (31), entre as praças Maria Auxiliadora e Dom Malan, onde está localizada a Catedral.

Nem mesmo um ato de intolerância religiosa, realizado por um motorista que passou com o carro em cima dos tapetes numa tentativa de destruí-los, tirou o brilho do trabalho realizado pelas comunidades católicas. Essas verdadeiras obras de arte são confeccionadas de serragem, borra de café, farinha, casca de ovos, areia, folhas, flores, entre outros materiais. Essa iniciativa é uma expressão de carinho com a Santíssima Eucaristia.

As celebrações em Petrolina começaram com a Santa Missa na Igreja Catedral às 6h25 da manhã de hoje. Em seguida foi dedicado um espaço para o Santíssimo Sacramento, até às 12h. Na tarde de hoje, às 17h haverá a benção da comunidade católica e já pela noite será realizado o sorteio de cinco motos, cujo o dinheiro arrecadado com a venda dos bilhetes, será usado para restauração do Palácio Diocesano.

Durante as celebrações, a passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote por essas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade.

Deixe uma resposta