Treinamento dos mesários será de forma virtual em 2020

Mesários farão treinamento online (Foto: Divulgação/TRE)

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus a Justiça Eleitoral manteve as eleições de 2020. Os mesários voluntários ou convocados já estão passando pelo treinamento, que nesse ano será virtual. Por conta da situação sanitária, a tradicional formação acontecerá pela internet ou via aplicativo “Mesário”.

Enquanto a eleição não chega, o chefe do Cartório Eleitoral de Petrolina, Marivaldo Mendes foi entrevistado na Rádio Jornal e tirou algumas dúvidas durante o programa Super Manhã com Waldiney Passos dessa quarta-feira (2) sobre a capacitação dos mesários.

Treinamento não poderá acontecer de forma presencial (Foto: Blog Waldiney Passos)

Treinamento online

“Estaremos oferecendo duas modalidades, um curso [no site] e através de um aplicativo disponibilizado pelo TSE. Todo esse material foi preparado pelo TSE para que fosse utilizado nessas eleições que nós temos algumas dificuldades por conta da pandemia“, disse Marivaldo.

Convocação dos voluntários

Os mesários devem estar atentos à convocação e em seguida, iniciar o treinamento. “O treinamento é de mesário, que são as pessoas que compõe as mesas. Temos as pessoas voluntárias no site do TSE e outros que são convocados pelo sistema, conforme os critérios estabelecidos pelos juízes eleitorais. Nossa intenção é utilizar o maior número de pessoas do voluntariado“, destaca.

Cuidados no dia da votação

No dia da eleição alguns cuidados serão tomados. O uso de máscara é obrigatório. Os mesários também receberão álcool em gel e deverão respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre si. O local de votação deverá estar sinalizado aos eleitores e esses precisam seguir as normas sanitárias no dia do pleito. “Os mesários que estão sendo convocados fiquem atentos às informações Nós nunca tivemos eleição em pandemia, esse será um desafio nosso e de todo eleitorado“, finaliza.

Deixe uma resposta