Treinamento dos mesários voluntários das eleições 2020 em Petrolina será virtual

(Foto: Divulgação/TRE)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está se preparando para o pleito eleitoral de 2020 em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Para prevenir o contágio do novo coronavírus, o treinamento dos mesários voluntários será realizado virtualmente.

De acordo com TRE, os participantes irão receber máscaras faciais, acessório de proteção em acrílico, acesso a álcool em gel e desinfetante para desinfecção do ambiente no dia do pleito que será demarcado para cumprir o distanciamento social.

Em relação ao número de mesários nas sessões eleitorais de 2020, o Chefe de Cartório Eleitoral de Petrolina, Marivaldo Mendes, comentou sobre as adaptações neste momento de pandemia do novo coronavírus.

“Esse quantitativo fica variando, porque às vezes tem uma variação de sessão. Por exemplo, sessões com 50 eleitores são agregadas a outras, e, especialmente nessa eleição, o Tribunal readequou a quantidade de urnas no país inteiro. Então, nós teremos uma alteração em relação a 2018 , mas, bem específica, de acordo com cada região”, destaca Marivaldo.

Os eleitores interessados em serem mesários voluntários podem realizar as inscrições através do site. De acordo com o TRE, fazer a inscrição não garante a convocação, vai depender da disponibilidade e necessidade na região. Para colaborar durante o processo eleitoral, os eleitores precisam ser maiores de 18 anos e estar regulares com a Justiça Eleitoral.

Os voluntários que participam do pleito terão vantagens como: auxílio alimentação para o dia da eleição, dispensa do serviço, público ou privado, pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Art. 98, da Lei 9504/97) e certificado de participação.

Não podem participar deste processo: candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive o cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva. Assim como, autoridades e agentes policiais, funcionários no desempenho de cargos de confiança do executivo, os que pertencem ao serviço eleitoral e menores de 18 anos.

Fonte G1

Deixe um comentário