Troca de comando da CIPE CAATINGA acontece nesta quarta-feira (14) em Juazeiro

Solenidade de transmissão do cargo de Comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado na Caatinga (CIPE CAATINGA); do Major Wildon Teixeira dos Reis, para o Major Adriano Souza Dias. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Na tarde desta quarta-feira (14), aconteceu no 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) em Juazeiro (BA), a solenidade de transmissão do cargo de Comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado na Caatinga (CIPE CAATINGA); do Major Wildon Teixeira dos Reis, para o Major Adriano Souza Dias.

Como de praxe, o evento foi realizado conforme os protocolos militares. De início a tropa em um único coro rezou a “Oração do Guerreiro da Caatinga”, e em seguida foram cumpridas as formalidades de transmissão do cargo. O Comandante de Policiamento da Região Norte (CPRN), Coronel Anselmo Bispo esteve presente na solenidade, assim como várias autoridades civis de Juazeiro e cidades circunvizinhas.

O Major Wildon Reis comandou a CIPE CAATINGA por três anos e sete meses. Segundo ele a sensação é de dever cumprido com sucesso. “Nós conseguimos conquistar muitas vitórias no comando da CPAC, principalmente no que se refere a operações contra organizações criminosas, bem como melhoramos a parte de edificações e instrução da tropa”, afirma.

A fala do Major Wildon Reis é baseada nos resultados obtidos durante a sua gestão. “Do tempo que eu assumi até hoje, foram quase mil armas apreendidas, mais de 1 milhão de pés de maconha erradicados, são quase 700 prisões em flagrante e formamos 88% da nossa tropa”, disse.

A CIPE CAATINGA conhecida até 2009 como Companhia de Polícia de Ações em Caatinga (CPAC) foi criada em 17 de abril de 2001, com o objetivo de reduzir os índices criminais, principalmente devido o plantio de maconha. A corporação conta atualmente com um efetivo de 125 homens, e atua em 53 municípios da Bahia, sua base operacional está localizada no distrito de Barra do Tarrachil, município de Chorrochó (BA).

Ao fim da solenidade, após o ritual de posse, o Major Adriano Souza Dias, falou sobre as expectativas para o novo comando. “As expectativas são muito boas, eu vim de um comando da região de Brumado (BA) onde fui bem avaliado, e isso me credenciou para estar aqui assumindo uma Companhia da envergadura da CIPE CAATINGA – a primeira companhia independente de policiamento especializado. […] Nós pretendemos fazer uma análise da mancha criminal, trabalhar com inteligência, pra fazer o policiamento melhor possível na região.”

“A Polícia Militar nunca se olvidou de estar do lado da população, e nós vamos fazer todo o trabalho possível e inimaginável para dar segurança àquelas pessoas que estão na nossa área de atuação”, concluiu o Major Souza Dias.

Deixe uma resposta