Trotes atrapalham desempenho do SAMU e prefeitura de Petrolina emite alerta

(Foto: Ascom)

O número de trotes feitos ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Petrolina (PE) continua elevado. No ano de 2019, das 66.277 ligações recebidas pelo SAMU, 21.891 foram chamadas falsas. E nesse período de férias escolares, é comum os trotes aumentarem em todo o país.

“Ligações falsas são recorrentes e atrapalham a assistência a quem realmente precisa. Por isso, é importante que os pais conversem com seus filhos, explicando que enquanto eles brincam com esse tipo de ligação, pessoas estão sendo prejudicadas pela falta do atendimento. O número de telefone 192 é para atender a situações de emergência, pessoas que realmente estejam precisando de atendimento imediato”, reforça a diretora do Samu de Petrolina, Cristiane Nunes.

Em Petrolina, ações desenvolvidas pela gestão municipal nas escolas, contribuíram para a redução dos trotos entre 2018 e 2019. Somente no mês de janeiro de 2018 foram registradas 2.410 chamadas falsas de um total de 3.382 ligações atendidas. No mesmo período do ano passado foram notificados 1.514 trotes de um total de 5.094 ligações recebidas.

De acordo com Cristiane Nunes, na maioria dos casos, as ligações falsas são identificadas antes da equipe ser deslocada. “Nossos atendentes conseguem detectar que as informações passadas pelo solicitante não são coerentes, como endereço inconsistente, por exemplo”, diz Cristiane. “Além de configurar crime passível de prisão e tirar a vez de quem realmente precisa, ainda há o gasto desnecessário do recurso público”, alerta.

Deixe um comentário