Uma boa alimentação pode ajudar na hora da prova do Enem

(Foto: Internet)

É comum entre os estudantes levar diversas guloseimas para a maratona de provas, com mais de 5h, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste domingo (5) o primeiro dia conta com redação, Linguagens, Códigos e sua Tecnologia e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Para manter um bom ritmo, além de dividir bem o tempo, os alimentos escolhidos para consumir durante a prova são importantes para ajudar na concentração, raciocínio e para diminuir o nervosismo.

“Alguns alimentos tem o poder de estimular a memória, concentração e manter a tranquilidade. A glicose é o principal ‘combustível’ para o funcionamento dos neurônios e a falta dela ocasiona a hipoglicemia, que pode comprometer o raciocínio, atenção e concentração”, explica o nutricionista Adilson Aguiar.

Outra dica do nutricionista é a ingestão de carboidratos complexos para combater a ansiedade. Adilson liberou o chocolate, mas é preciso moderação. “Cereais integrais, batata doce e inhame, ajudam no combate a ansiedade por facilitar a absorção do aminoácido triptofano aumentando os níveis de serotonina, considerado o hormônio do humor. O chocolate, com moderação, contendo mais cacau, auxilia no fornecimento de antioxidantes, ao favorecer um melhoramento das funções motoras e aumento da velocidade de reação”, explica o nutricionista.

A hidratação é indispensável para os estudantes durante a prova, não esqueça de levar água e boa sorte!

Deixe um comentário