Unidades de Saúde do João XXIII e Argemiro realizam ações dentro do Outubro Rosa

(Foto: ASCOM)

Até o final do mês de outubro, as unidades de saúde estarão realizando ações voltadas para o Outubro Rosa. (Foto: ASCOM)

Nesta quinta-feira (21), as Unidades Básicas de Saúde dos bairros João XXIII e Argemiro, em Juazeiro (BA), realizaram atividades de prevenção ao câncer de mama. A ação faz parte da programação do “Outubro Rosa”, que visa conscientizar a importância do diagnóstico precoce.

A equipe da unidade de saúde do João XXIII promoveu uma caminhada no bairro com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da realização do exame preventivo na unidade de saúde, do autoexame das mamas e a mamografia. Já a UBS do Argemiro, realizou palestras, ações de prevenção da doença, integração, promoção da autoestima e valorização da mulher.

O enfermeiro da Unidade de Saúde do bairro João XXIII, Rodrigo Duarte, destacou a importância da ação. “Foi um momento diferente, a equipe da unidade saiu de porta em porta conversando com a comunidade e chamando atenção para que essas mulheres busquem nossos serviços e façam um rastreamento da doença, além de enfatizar a importância do autoexame e o diagnostico precoce. Foi enriquecedor pra nós e nossa meta nesse mês é orientar ainda mais o cuidado a saúde da mulher”, disse

O secretário municipal de Saúde, Plínio Amorim, enfatiza a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Nossa rede básica de saúde, está estruturada para atender o paciente no rastreamento do câncer de mama. Também contamos, com o apoio do Instituto Ivete Sangalo na realização de mamografia e Multimagem. Todo ano trabalhamos a prevenção e diagnóstico precoce desta doença, mas o Outubro Rosa é importante para chamar a atenção das mulheres e aproximá-las das equipes das unidades básicas de saúde”, destacou o titular da pasta

Até o final do mês de outubro, as unidades de saúde estarão realizando ações  voltadas para o Outubro Rosa. No dia 26 de outubro, está programado uma atividade de Práticas corporais com a Educadora Física Cinthia Catherine, na Quadra da Lagoa de Calu, às 19h.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, mas hoje é realizado em vários lugares do mundo. A iniciativa tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. O nome do movimento remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama.

Com informações da ASCOM

Deixe uma resposta