Univasf e IF Baiano promovem ciclo de palestras “Prosa Geográfica” em Senhor do Bonfim

univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Colegiado de Ecologia e Geografia, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) promoverão o ciclo de palestras Prosa Geográfica, que visa debater temáticas de interesse social. A primeira palestra a ser realizada em parceria entre as duas instituições discutirá o tema “Tupi or not Tupi: Reflexões sobre ser professor de Geografia no Brasil” e será apresentada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Manoel Fernandes de Sousa Neto. O evento acontecerá no auditório do Campus Senhor do Bonfim, no dia 12 de maio, às 9h.

A palestra é aberta à comunidade externa e estão sendo disponibilizadas 170 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet. O Prosa Geográfica é uma iniciativa do Laboratório de Geotecnologias (LabGeo) do IF Baiano, que passa a contar com a parceria da Univasf na organização do evento a partir do próximo mês. O projeto é coordenado pelo professor do IF Baiano Vandemberg Salvador e pelos professores da Univasf Pedro Nóbrega, Átila Silva, Gustavo Hess e Rodrigo Farias.

De acordo com o professor Pedro Nóbrega, o momento é oportuno para discutir a educação no Brasil. “O debate que será promovido pelo professor Manoel Fernandes é de grande importância e bastante pertinente para provocar reflexões para além das burocracias e limitações impostas ao professor”, destaca. Ele afirma ainda, que a temática é de grande interesse social, pois auxilia na construção de novas formas de perceber o trabalho do professor no mundo contemporâneo.

Programação de Abril – As palestras promovidas pelo Prosa Geográfica são realizadas quinzenalmente. Durante o mês de abril, serão realizadas duas seções. A primeira acontece amanhã (14) e será ministrada por Vandemberg Salvador, que falará sobre o tema “A medida de todas as coisas – da longitude precisa à precisão de um sistema de medida universal”. No dia 28, Átila Silva ministrará palestra sobre “Trabalho Ciência e Manipulação: uma análise da relação sociedade-natureza”. Os encontros acontecerão no Labgeo do IF Baiano, a partir das 9h30 horas. Não é necessário inscrição prévia para o ciclo de palestras de abril. A partir de maio, a programação passará a acontecer de forma itinerante nos campi da Univasf e do IF Baiano, em Senhor do Bonfim.

Deixe uma resposta