Univasf realizará o I Simpósio Acadêmico sobre Animais Abandonados nas Universidades nesta segunda-feira

Abandono e maus tratos de animais são aspectos legais que serão abordados no encontro (Foto: Ilustração)

Abandono e maus tratos de animais são aspectos legais que serão abordados no encontro (Foto: Ilustração)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá realizar, nesta segunda-feira (26), o I Simpósio Acadêmico sobre Animais Abandonados nas Universidades. O evento acontecerá no Complexo Multieventos do Campus Juazeiro (BA), das 8h às 18h. O objetivo é discutir temas ligados à presença dos animais abandonados nas Instituições de Ensino Superior (IES) da região. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento. O simpósio é aberto a toda a comunidade.

Durante a programação, será debatido o atual cenário dos animais abandonados na Universidade e as possíveis doenças relacionadas ao abandono de animais nos Campi. Além disso, serão abordados os aspectos legais que envolvem o abandono e maus tratos a estes animais. Os participantes receberão certificado. A programação completa e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do evento.
Para abordar o aspecto jurídico relacionado à temática, a médica veterinária da prefeitura do município de Diadema (SP), Milena Camara, irá ministrar a palestra “Abandono e maus tratos de animais: aspectos legais”. O professor de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alexander Welker Biondo, irá apresentar a palestra “Controle de Animais abandonados em campi universitários: o que fazer?”, em que irá falar sobre as experiências positivas de projetos desenvolvidos sobre o tema. Os professores do Colegiado de Medicina Veterinária e Zootecnica da Univasf Ana Amélia Domingues Gomes, João Alves do Nascimento e Mateus Matiuzzi da Costa também irão ministrar palestras no evento.

De acordo com o professor do Colegiado de Medicina Veterinária e organizador do evento, Alexandre Redson Soares, o evento é importante para conhecer essa problemática mais de perto. “Nós iremos debater as consequências da presença dos animais nos campi, além de discutir o que fazer para minimizar o número de cães e gatos nas Instituições de Ensino Superior, através de ações inteligentes, respeitando o bem-estar dos animais”, destaca.

Conforme Soares, representantes da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (URFB), do Conselho de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE) e a Promotora de Justiça do Estado de Pernambuco, Ana Rúbia, estarão presentes no evento. O I Simpósio Acadêmico sobre Animais Abandonados nas Universidades foi organizado por uma comissão composta por servidores e alunos da Univasf. A ideia é que a partir do simpósio seja criada uma comissão permanente para executar nos campi da Univasf as ações propostas durante o evento.

Com informações de Ascom

Deixe uma resposta